Ciência Cidadã e Inteligencia Artificial: uma parceria promissora

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Entre o final de Fevereiro e o início de Março de 2023, a Escola/Atelier Conjunto ICTP-IAEA sobre Aprendizagem Mecânica na Ciência Cidadã foi organizada pelo Centro Internacional de Física Teórica Abdus Salam e acolhida nas belas salas com vista para o Golfo de Trieste, mesmo nas encostas do Parque Miramare, onde os arquiduques Maximiliano de Habsburgo e Charlotte viveram a sua curta história de amor.

Nascido em 1964 na própria fronteira da Cortina de Ferro, o ICTP era o único lugar no mundo onde os cientistas orientais e ocidentais se podiam encontrar livremente. Um lugar de paz e cooperação. Hoje, fiel à visão inicial dos dois fundadores Paolo Budinich e Abdus Salam, o centro está empenhado na cooperação internacional através da ciência, com a missão global de alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A Escola Conjunta ICTP-IAEA Advanced School/Workshop on Machine Learning in Citizen Science foi dedicada a explorar a convergência de projectos de Ciência Cidadã orientados por dados e técnicas de aprendizagem de máquinas podem ajudar a enfrentar desafios científicos e sociais.


A fusão da ciência cidadã e da aprendizagem de máquinas é uma boa combinação que pode beneficiar ambas as áreas. As técnicas de aprendizagem de máquinas podem tornar-se uma solução possível em muitos campos onde enormes quantidades de dados e situações muito complexas devem ser tratadas. Todos os sectores podem beneficiar: desde a astrofísica, à neurociência, à produção e gestão de alimentos, invasões de plantas, melhoria da qualidade de vida dos idosos, alterações climáticas e investigação nuclear, poluição da água e governação. Estes são alguns dos tópicos dos estudos de caso e seminários apresentados pelos oradores e participantes: 35 investigadores e profissionais de mais de 20 países que trouxeram as suas experiências e a sua determinação para enfrentar e resolver problemas globais num evento de 5 dias repleto de ideias e reflexões.

O tema transversal e abrangente foi, naturalmente, o da democratização da ciência. De facto, é crucial que as pessoas prestem atenção à aprendizagem mecânica e, em geral, à tecnologia, uma vez que esta faz parte das nossas vidas, e não pode ser deixada apenas a estudiosos ou especialistas. A ciência cidadã pode ajudar a tornar a ciência mais aberta e centrada na diversidade, onde todos os conhecimentos, culturas, perspectivas, necessidades, esperanças, visões são tomados em consideração, escutados e valorizados. Este grande potencial da ciência cidadã foi visualizado numa bela imagem no quadro negro onde todos os participantes escreveram "ciência cidadã" na sua própria língua: a diversidade de línguas e alfabetos reflecte as muitas faces da ciência cidadã e a variedade de caminhos e abordagens que esta oferece.


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